MPT e Cerest-CG capacitam técnicos de 53 municípios sobre investigação de óbitos relacionados ao trabalho

02/06/2023 – O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) e o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST-CG) realizaram, na última quarta-feira (31), uma Capacitação sobre “Vigilância e Investigação de Óbitos Relacionados ao Trabalho”, voltada para Referências Técnicas em Saúde do Trabalhador da 2ª Macrorregião de Saúde do Estado. Ao todo, participaram da capacitação 80 técnicos e técnicas de 53 municípios da Paraíba.

A procuradora-chefe do MPT-PB, Andressa Ribeiro Coutinho, abriu o evento, que aconteceu no auditório do MPT, em Campina Grande. “É preciso estarmos atentos a todas as questões de adoecimento mental ou de acidentes de trabalho, no que diz respeito à classificação, à comunicação e à inserção dos dados nos sistemas que vão nos dar respaldo para que possamos realmente mapear o que está acontecendo em determinada região. Precisamos saber qual a atividade econômica mais atingida, quais são as causas e os fatos geradores do adoecimento mental. Então, todas essas questões são importantes para que se possa mapear e saber como atuar”, pontuou.

“É preciso fazer com que os dados cheguem até nós, que a informação chegue até nós e aos órgãos competentes, para que possamos realmente exercer a atividade de forma eficiente”, acrescentou Andressa Lucena.

O procurador do Trabalho Raulino Maracajá, coordenador regional da Codemat/MPT, falou em seguida sobre a importância da vigilância e notificação para reduzir o número de “municípios silenciosos’, ou seja, que não informam acidentes e adoecimentos relacionados ao trabalho. “Queremos que cada um dê a sua contribuição, faça a sua parte, porque nós precisamos melhorar não só a notificação, mas também a investigação, o levantamento de estudo de caso do acidente ou da doença ocupacional. Precisamos muito que essa ‘rede de trabalho’ fique cada vez mais forte, cada vez mais unida para combatermos os altos índices de subnotificação de acidentes, mortes e adoecimentos relacionados ao trabalho”, ressaltou.

A coordenadora do Cerest-CG, Anna Karla Souto Maior, conduziu o evento e apresentou a equipe de profissionais do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande, que estão preparados para dar suporte e orientação às Referências Técnicas de municípios da 2ª Macrorregião de Saúde do Estado.

 

Ascom/MPT-PB.

CONTATOS:

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119 / 3612-3100

Instagram: @mptparaiba

Facebook: @mptpb

Imprimir