Focco-PB - Durante a passagem do projeto "Focco em Movimento" pela cidade de Patos, fórum recebeu 10 denúncias
Cerca de 10 denúncias de corrupção foram feitas ao “Focco em Movimento”, durante a passagem do projeto em Patos, no Sertão.
O projeto “Focco em Movimento” estreou no Sertão no último dia 14 de junho, na Associação Comercial e Industrial de Patos, onde houve coleta de denúncias e a realização de uma audiência pública, com a participação de pessoas do município e de cidades vizinhas.
Durante a audiência, foi esclarecido à população como os órgãos de controle atuam no combate à corrupção, como cada pessoa pode fazer o acompanhamento dos gastos públicos e como pode denunciar algum ato ilícito.
Segundo o coordenador do Focco, procurador do Trabalho Cláudio Gadelha, as denúncias recebidas em Patos foram encaminhadas aos órgãos competentes, para que sejam investigadas.
Além do Ministério Público do Trabalho (MPT), participaram do “Focco em Movimento” em Patos representantes do Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal de Contas da União (TCU), Receita Estadual, Controladoria Geral da União (CGU), Sebrae, Ministério do Trabalho/SRTE, Secretaria da Transparência de João Pessoa e Conselho Regional de Psicologia (CRP).
Projeto vai a Guarabira em Julho
O procurador do Trabalho e coordenador da Coordenadoria Nacional de Combate às Irregularidades Trabalhistas na Administração Pública (Conap/MPT), Cláudio Gadelha, anunciou que o próximo destino do ‘Focco em Movimento’ será o município de Guarabira, no mês de julho. A data e o local ainda serão definidos.
Com o slogan “Corrupção: corte esse mal pela raiz! Ajude a plantar a semente da ética e da transparência”, o Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB) lançou o projeto Focco em Movimento, no último dia 8. O projeto visitará municípios realizando audiências públicas para debater problemas gerados pela corrupção e convidando a população a fazer parte deste movimento. Integrantes do fórum dão orientações à população de como fiscalizar os gastos públicos, como denunciar fraudes e agir em caso de irregularidades na administração pública.
Participação popular
Em Patos, a participação popular movimentou a audiência. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Patos e Região - representado pela presidente Carminha - fez denúncias sobre irregularidades no pagamento de funcionários dos municípios de Patos e Catingueira.
“A etapa de Patos foi uma demonstração clara de que podemos fazer a diferença quando a informação chega para as pessoas, que passam a conhecer o trabalho do Focco e dos seus parceiros, e se sentem à vontade para denunciar práticas de corrupção”, comentou Cláudio Gadelha.
CONTATOS:
Henriqueta Santiago – Jornalista
Giovana Ferreira - Estagiária
(83) 3612 – 3119 – Ascom / MPT