PROJETO CÃO BOMBEIRO - Cães ajudam crianças em tratamento

25/05/2018 - O lançamento do projeto “Cão Bombeiro” (marcado para o dia 30 de maio, no Instituto de Pesquisa Professor Joaquim Amorim Neto -Ipesq, em Campina Grande) foi adiado devido ao movimento de paralisação dos caminhoneiros. Uma nova data será divulgada em breve.

Pioneiro, o projeto é apoiado pelo Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB), pelo Ipesq e atende 86 crianças com microcefalia, além de 40 idosos.

Quatro cães (da raça labrador) adestrados pelo Corpo de Bombeiros são usados para auxiliar no tratamento de crianças com microcefalia.

“Além de serem utilizados em resgates, os cães fazem esse lado social, são importantes para estimular essas crianças, proporcionar esse contato físico, essa interação. Eles vão ao Ipesq em dias alternados, de modo que todas as crianças sejam beneficiadas”, informou a tenente coronel do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, Josilene Sales Tavares, coordenadora do projeto.

Toda semana, o casal de labradores Nego e Negona, com os filhotes Nega e Neguinho têm uma missão especial no Ipesq. Juntamente com o treinador, o tenente Mendes, eles auxiliam na terapia e no acompanhamento de meninas e meninos que nasceram com a Síndrome Congênita do Zika Vírus ou têm microcelafia por outras causas.

Dessa forma, eles tornam o ambiente de tratamento menos doloroso. A família canina também é querida pelos integrantes do programa “Idoso sim, velho não”.

“O projeto é de se apaixonar. Através do animal de estimação, daquele cão treinado para isso, trazer alegria, melhorar a parte cognitiva, trazer interação entre o animal e as crianças com microcefalia e, também, com pessoas da terceira idade. É um projeto belíssimo, feito com amor e dedicação por todos que fazem parte dele”, ressaltou o procurador do Trabalho Raulino Maracajá.

 

Fonte: Ascom / MPT-PB

 

CONTATOS:

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119

Facebook:  @mptpb

Imprimir