FOLIA SEM TRABALHO INFANTIL - ‘Tamanquinhos’ leva alegria à feira e homenageia Jackson do Pandeiro

01/03/2019 - Crianças e adolescentes do projeto ‘Tamanquinhos das Artes’ - apoiado pelo MPT na Paraíba – desfilaram, na manhã desta quinta-feira (28/02), pelas ruas da Feira Central de Campina Grande, fazendo um alerta contra o trabalho infantil. Alguns deles já trabalharam no local vendendo produtos ou empurrando carrinhos, mas ontem deram ao local um significado diferente. O lugar virou ‘palco’ de muita alegria e elas botaram na rua o bloco ‘Tamanquinhos na Folia’, que trouxe ainda, este ano, uma homenagem ao paraibano Jackson do Pandeiro.

Meninas e meninos vestiram fantasias e caíram na folia, acompanhados por uma orquestra de frevo e pelos seus professores e coordenadores. Os garotos usaram chapéu e pandeiro, confeccionados nas oficinas do projeto, tudo para lembrar o imortal Jackson, o “Rei do Ritmo”. Teve até um boneco fantoche do homenageado, feito com materiais recicláveis.

O desfile de Carnaval teve concentração às 9h, na sede do projeto, no Complexo So-cioeducacional Santa Madalena. Depois, seguiu pelas ruas da Feira Central, arrastando um grupo de foliões. A orquestra acompanhou os foliões, tocando marchinhas. Alegorias e algumas fantasias utilizadas foram confeccionadas pelos próprios alunos nas oficinas.

O projeto

Apoiado pelo MPT em Campina Grande, o “Tamanquinhos das Artes” tem como objetivo educar, por meio da cultura e das artes, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e trabalho infantil. Foi criado em julho de 2016 com intuito de transformar a situação de exploração vivida por crianças em feiras e ruas da cidade.

Atualmente mais de 70 crianças e adolescentes estão sendo atendidos no projeto, com aulas e oficinas de brinquedos recicláveis, artes plásticas, dança, teatro, violino, flauta, entre outras. A iniciativa do projeto foi do procurador do Trabalho Raulino Maracajá, que destinou multas trabalhistas que agora foram transformadas em arte e cidadania.

Sobre Jackson

Jackson do Pandeiro, nome artístico de José Gomes Filho, nasceu no município paraibano de Alagoa Grande, em 31 de agosto de 1919 e morreu, em Brasí-lia, no dia 10 de julho de 1982. Foi um cantor e compositor de forró e samba brasilei-ro, assim como de seus diversos subgêneros, como baião, xote, xaxado, coco, arrasta-pé, quadrilha, marcha, frevo. Entre as suas composições estão ‘Sebastiana’, ‘O canto da Ema’, ‘Como Tem Zé Na Paraíba’, ‘Na base da chinela’ e ‘Quem Não Chora Não Mama’.

 

Fonte: Ascom / MPT-PB

 

CONTATOS:

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119

Siga:

Instagram: @mptparaiba

Facebook: @mptpb

Imprimir