Projeto contra violência infantil recebe apoio do MPT-PB
Com o objetivo de contribuir para o enfrentamento da violência contra criança e adolescente a Casa do Pequeno Davi em parceria com Ministério Público do Trabalho na Paraíba lançaram o ‘Projeto Cidadania, Comunicação e Cooperação para a Proteção de Crianças e Adolescentes’ esta semana.
De acordo com o coordenador do projeto, Ronildo Monteiro, uma das ações prioritárias é o desenvolvimento do protagonismo infantojuvenil de mais de 100 jovens e crianças de quatro comunidades da capital. Os envolvidos no projeto participam de diversas atividades formativas como oficinas que abordam temas como gênero, raça e etnia, orientação sexual, violência sexual, identidade e cidadania.
“São crianças e jovens entre 12 e 17 anos de idade que moram em comunidades em situação de vulnerabilidade social. Além do trabalho formativo desses meninos e meninas, a proposta é que até o final do projeto tenhamos um grupo formado. O grupo passará a atuar como representação desse público dentro de espaços de controle social, ou seja, em debates de formatação de políticas públicas, audiências, reuniões. Não podemos continuar discutindo a solução de problemas sem ouvir e dar vez a quem é o foco”, explicou o coordenador do projeto.
Também será realizado um levantamento do fluxo e dos índices de resolutividade dos casos de violências apurados nos cinco conselhos da capital. “Na proposta do projeto faremos um mapa das violências que atingem nossas crianças e adolescentes. O material subsidiará entidades, governos e organizações a estruturarem melhor projetos que assegurem a proteção que este público necessita e tem direito”, revelou Dimas Gomes, coordenador da Casa Pequeno Davi, organização não governamental que atua há 30 anos na proteção dos direitos das crianças e adolescentes. De acordo com a organização, o diagnóstico será lançado até janeiro de 2016.
O projeto tem parceria com a Concern Universal e Amazona Associação de Prevenção à AIDS, além do MPT-PB e cofinanciamento da União Europeia.
Assessoria de Comunicação
MPT-PB/PRT-13