Trabalhadores suspendem greve após mediação do MPT-PB
O Ministério Público do Trabalho na Paraíba, através de mediação, conseguiu que o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil (Sintricom) suspendesse greve deflagrada esta semana. Os trabalhadores reivindicavam reajuste anual de salário e na última quarta-feira (dia 2) entraram com pedido de intervenção na Procuradoria Regional do Trabalho da 13ª Região, já informando a deflagração da greve. A audiência de conciliação foi realizada no dia seguinte, na quinta-feira, com o Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon). Outra reunião será realizada na próxima terça-feira, dia 8, para debater a situação dos trabalhadores.
Durante a audiência realizada no MPT-PB, os trabalhadores fizeram manifestação em frente ao prédio da Procuradoria do Trabalho, fechando a rua. O Sintricom pede por reajuste salarial de 9% , que, segundo o Sinduscon, não há como conciliar neste momento.
Na audiência pública, o procurador-chefe do MPT-PB, Cláudio Gadelha, que intermediou a reunião, ressaltou a importância de assegurar os direitos dos trabalhadores e dar continuidade ao trabalho da categoria.
“Não é bom para o setor empresarial manter esta greve, assim como não é bom para o trabalhador manter-se fora de seu posto de trabalho, produzindo nos termos em que foi contratado. Perde todo mundo, num claro tom de desabafo, não vejo nenhuma razão para não se conciliar imediatamente neste processo, dada a distância entre os percentuais ser muito pequena. Fica o apelo do MPT para que haja uma condução pelos líderes dos trabalhadores no sentido de voltar ao trabalho pelo menos até a próxima terça feira, diante do compromisso formal da Representação Patronal em negociar diante de um novo cenário”, declarou Gadelha.
Assessoria de Comunicação
MPT-PB/PRT-13