Ranking da Transparência dos municípios é apresentado em evento no MPT
O Ministério Público Federal (MPF) divulgou, na tarde desta quarta-feira (9), o Ranking Nacional dos Portais da Transparência, elaborado a partir da avaliação dos 5.568 municípios e 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal.
A solenidade fez parte da programação do Dia Internacional contra a Corrupção e aconteceu na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), em João Pessoa.
A pesquisa revelou que, no conjunto de avaliação dos 223 municípios paraibanos, a Paraíba alcançou nota 6,03, ficando em terceiro lugar, atrás apenas dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul que obtiveram notas 6,86 e 6,06, respectivamente, durante o período avaliado.
O Portal de Transparência do Governo Estadual da Paraíba está entre os cinco mais bem avaliados do país, com nota 8,30. Já o site da Prefeitura da Capital do Estado está entre os três primeiros colocados, no ranking das capitais, empatado com Maceió (AL) com nota 9.
Dentre as capitais, Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP) ocupam as primeiras posições no ranking com notas 10 e 9,3, respectivamente.
Participaram da solenidade o procurador-chefe da República na Paraíba, Rodolfo Alves Silva, o procurador-chefe substituto do MPF-PB, Marcos Queiroga, além do procurador-chefe do MPT-PB em exercício, Flávio Gondim e o procurador do Trabalho Cláudio Gadelha, coordenador nacional de combate às fraudes trabalhistas na administração pública e representante do MPT no Fórum Nacional de Combate à Corrupção.
Também estiveram presentes representantes de outros órgãos fiscalizadores e integrantes do Focco-PB (Fórum Estadual de Combate à Corrupção).
Saiba mais sobre o projeto acessando www.rankingdatransparencia.mpf.mp.br
ASCOM / MPT com ASCOM/MPF