Projeto leva arte-educação para crianças da Feira Central de CG

 O Ministério Público do Trabalho na Paraíba, através da Procuradoria do Trabalho no Município de Campina Grande, reverteu cerca de R$ 300 mil para o projeto Tamanquinhos das Artes, realizado pelo Instituto Solidarium, que tem por objetivo desenvolver uma prática de arte-educação com os meninos e meninas da Feira Central de CG, auxiliando, assim, no combate ao trabalho infantil nas feiras e ajudando na alfabetização cultural das crianças através de cursos.

Inicialmente, serão atendidos 125 meninos e meninas, explorados pelo trabalho infantil, filhos de feirantes e crianças que vivem e dormem na própria feira. Eles poderão escolher entre as aulas de dança criativa, jogos teatrais, confecção de brinquedos, artes plásticas, coral, violino e flauta doce, todas realizadas na Capela e Complexo de Santa Madalena, no Centro de Campina Grande, espaço cedido pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, que é uma das parceiras do projeto. As aulas estão previstas para começarem no início de junho. Visita à feira.

Na manhã último sábado (4), funcionários do Instituto Solidarium fizeram a divulgação das inscrições para os cursos do projeto. A ação, que aconteceu na Feira Central, foi coordenada pelos professores Chico Oliveira e Corrinha dos Bonecos.

 

 

Semas fará acompanhamento com as famílias

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Campina Grande (Semas) prestará serviço de acompanhamento às famílias e crianças para ter conhecimento sobre a melhoria de vida e saída da exploração infantil dos alunos, bem como fazer parcerias para concessões de benefícios às crianças e adolescentes que não sejam beneficiados por programas sociais. Também será realizado um trabalho articulado com a família para problemas de saúde e uso de drogas.

“A principal idéia é combater a exploração infantil de uma forma lúdica, atrativa e criativa, através da arte e cultura. ”, disse o procurador do Trabalho Raulino Maracajá, que atua na Procuradoria do Trabalho no Município de Campina Grande e é autor do processo que destinou para o projeto parte da verba de cobranças de multas feitas à Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa) por ter descumprido leis trabalhistas.

Com a quantia, além da reforma, que tem por objetivo adequar o local para receber as crianças, serão contratados profissionais e adquiridos equipamentos como TV, notebook, violinos, flautas, mesas, cadeiras e armários, e os materiais didáticos que deverão ser utilizados nas aulas.

 O MPT-PB acompanhará todo o desenvolvimento e melhoria na vida das crianças e adolescentes e também a prestação de contas que serão entregues através de relatórios.

Tamanquinhos das Artes. O nome é inspirado no poema “Canção dos Tamanquinhos”, de Cecília Meireles, que relembra tempos atrás quando os feirantes chegavam à feira nas madrugadas frias, chuvosas, chão alagado, calçando tamancos enquanto descarregavam seus produtos. O título visa fazer uma composição da poética com os tamanquinhos vendidos nos bancos da Feira Central de Campina Grande, tão desejados pelas crianças e procurados por trabalhadores urbanos e camponeses.

 

 

 

Imprimir