Projetos se unem em prol de crianças e adolescentes
No último dia 30 de junho, o projeto Tamanquinhos das Artes fez uma apresentação de seu trabalho durante a ação semanal de esporte, cultura e lazer na unidade educativa móvel do Ruanda, na Vila Olímpica Plínio Lemos, em Campina Grande. O Ruanda é voltado para retirar das ruas crianças e adolescentes vítimas de exploração infantil.
O Tamanquinhos – realizado pelo Instituto de Arte, Cultura e Cidadania Solidarium – deu início as suas aulas no último dia 4 e o objetivo da visita foi fazer com que as mais de 20 crianças presentes no local conhecessem as ações e aulas que o projeto oferece, incentivá-las a estudar e entender a importância de se profissionalizarem.
“Não só o ‘Tamanquinhos’ das Artes como o ‘Ruanda’ procuram oferecer dignidade para essas crianças e suas famílias. Ouvimos um dos meninos falarem ‘Isso é para a gente? Mas isso é carro de rico!’, referindo-se à unidade móvel. Coisas como essas emocionam, quando elas percebem que isso é sim para elas, que elas têm a oportunidade e só precisam agarrá-la”, disse Flávio Santos, coordenador do Ruanda.
O Ministério Público do Trabalho na Paraíba atua contra a exploração do trabalho infantil e por isso é parceiro do Ruanda e do Solidarium.
Lançamento - O lançamento oficial do projeto Tamanquinhos das Artes acontecerá no próximo dia 18 de julho, às 10h, no Complexo Santa Madalena, na Feira Central de Campina Grande. Aproximadamente 50 crianças já estão cadastradas para participar, conforme informou Adriana Moura, diretora administrativa do programa.
“Visitamos, inclusive, a Casa da Esperança 1 e 2 – que abriga meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social – para apresentar o projeto e convidá-los para participar”, informou.
R$ 480 mil - É a soma do valor destinado para os dois projetos, tanto para a compra e adaptação da unidade educativa do Ruanda quanto para a reforma, compra de equipamentos, instrumentos e material didático para as aulas do Tamanquinhos das Artes.