Resgate da cidadania
O MPT-PB destinou dinheiro de multas trabalhistas para a aquisição de veículo para a Associação Menores com Cristo, em Guarabira.
O destino de Alexsandro Pedro da Silva, 28 anos, teria sido bem diferente se não fosse a oportunidade que ele teve e soube aproveitar. De família pobre, ele teve uma infância difícil, na Região Metropolitana do Recife (PE). Sofreu privações e chegou a dormir na rua. Mas, antes de perder a esperança, foi acolhido pela Associação Menores com Cristo (Amecc).
“Cheguei aqui com 9 anos, estudei e mudei a maneira de ver o mundo. Antes de chegar aqui no abrigo, eu não tinha regras, só queria viver brincando, na rua. Mas a Amecc me mostrou o estudo e me ensinou a ter uma vida regrada”, revelou Alexsandro, que voltou à Associação no último dia 11 e participou da entrega do veículo doado à ONG pelo Ministério Público do Trabalho na Paraíba.
Mais do que um reencontro com amigos, a certeza de voltar como um vencedor. “Pra mim, é motivo de muita alegria. Muito importante iniciativas como esta do MPT”, disse.
250 crianças
Localizada no Sítio Esperança Padre Ibiapina, periferia de Guarabira, a Organização Não-Governamental atende hoje aproximadamente 250 crianças e adolescentes, em seus projetos sociais e educativos. Possui seis ‘Casas Lares’ e oferece creche, escola (até o 5º ano), além de diversas atividades esportivas e culturais, como aulas de capoeira e danças folclóricas.
História
A história da Amecc começou em 13 de novembro de 1990, quando o Padre Geraldo aceitou se responsabilizar por um adolescente que estava no presídio de Guarabira. Acolhido pela diocese, o jovem sugeriu o nome “Menores Com Cristo”. Assim, em 1993, nasceu a Amecc, para acolher e oferecer um destino diferente para jovens em situação de risco social.
“Faço o 5º período de Ciências Contábeis e trabalho há 4 anos em um escritório de Contabilidade. A Amecc foi fundamental para meu crescimento”, declara Alexsandro da Silva.
Maior desafio é garantir emprego
O presidente da Amecc, Sebastian Peter Haury, ressaltou que o MPT-PB já é parceiro da Associação e que outro veículo já foi doado há alguns anos. Para ele, o maior desafio da ONG é fazer com que os jovens da Amecc sejam absorvidos pelo mercado de trabalho, ao deixarem o abrigo.
“Precisamos de convênio com as empresas para acolher esses jovens”, afirmou.
MPT convocará empresas
O procurador-chefe do MPT na Paraíba, Paulo Germano, disse que convocará uma nova reunião com empresas da região de Guarabira, para que elas possam contratá-los através do programa Jovem Aprendiz e contribuir com a inclusão desses jovens no mercado.
R$ 36 mil -Foi o valor destinado pelo MPT-PB - através do procurador-chefe Paulo Germano - para compra do veículo (Saveiro), para a Amecc. Os recursos são provenientes de multas trabalhistas.
(Por Henriqueta Santiago)
Assessoria do MPT-PB
CONTATOS:
Henriqueta Santiago – (83) 9 9977-0297 / 9 8840-0708
(83) 3612 – 3119 – Ascom / MPT (Das 9h às 16h)