Parceria do MPT e vários órgãos: Jovens egressos do trabalho infantil terão curso de nivelamento na UFPB
O MPT e outras entidades das áreas de Educação e Desenvolvimento se reuniram, na última segunda-feira (22), para selar uma parceria com o objetivo de inserir no mercado de trabalho adolescentes egressos do trabalho infantil e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.
Para isso, um projeto será implementado. E a primeira etapa será um curso de nivelamento de conhecimento com 4 meses de duração, abrangendo as matérias de português, matemática e direitos humanos. As aulas começarão no dia 5 de setembro, com duas turmas de 40 alunos (manhã e tarde), ministradas no campus I da UFPB, em João Pessoa, por alunos de diversos cursos.
Durante a reunião, que aconteceu no MPT e foi presidida pela procuradora do trabalho Edlene Lins Felizardo, houve a assinatura de um termo de cooperação entre as instituições parceiras no “Projeto Integrado de Aprendizagem Profissional”.
Segundo a procuradora, que também é coordenadora do Fórum Estadual de Aprendizagem Profissional da Paraíba, o objetivo dessa articulação entre órgãos governamentais e não governamentais é proporcionar o acesso desses adolescentes e jovens aos Programas de Aprendizagem Profissional do Sistema “S”.
A procuradora explicou que os jovens atendidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e aqueles em cumprimento de medidas socioeducativas nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) enfrentam dificuldades de ingresso no mercado de trabalho. Por esta razão, é necessário um trabalho de acompanhamento, orientação e profissionalização a fim de capacitá-los e, consequentemente, facilitar sua inserção no mercado.
“A intenção é que os jovens possam ingressar no mercado de trabalho por meio de contratos de aprendizagem, estabelecidos na CLT, intermediados pelas entidades formadoras”, ressaltou a procuradora do Trabalho, Edlene Lins Felizardo.
Parceiros do projeto
Junto ao MPT e ao Fórum Estadual da Aprendizagem Profissional da Paraíba, são parceiros do projeto: o Estado da Paraíba, a Prefeitura de João Pessoa,Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Paraíba (SRTE-PB), UFPB, Association de Solidarite Internationale (ESSOR), Casa Pequeno Davi, Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Pia Sociedade Padre Nicola Mazza, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem e Cooperativismo (SESCOOP), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Sanar) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).
(Por Giovana Ferreira)
Assessoria do MPT-PB
CONTATOS:
Henriqueta Santiago – (83) 9 9977-0297 / 9 8840-0708
Giovana Ferreira - estagiária
(83) 3612 – 3119 – Ascom / MPT (Das 9h às 16h)