MPT participa da Formatura de mais 28 concluintes do Curso de Confeiteiro na Funad, em João Pessoa
11/04/2024 – O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) participou, na manhã desta quinta-feira (11), da Formatura de mais 28 usuários da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), em João Pessoa, no curso de Confeiteiro. Vários alunos já estão trabalhando na área. Um dos objetivos do projeto é encaminhar os concluintes para o mercado de trabalho.
O curso é oferecido de forma gratuita em projeto realizado numa parceria entre Funad, MPT, Senai e Superintendência Regional do Trabalho (SRT). O curso, com duração de dois meses e meio, foi adaptado para os usuários da Funad, inclusive com tradutores de Libras. Foi ministrado pelo Senai, com aulas na ‘Unidade Móvel de Panificação’, uma carreta adaptada e equipada com recursos destinados pelo MPT na Paraíba, que se instalou nas dependências da Funad, na Capital, para a realização dos cursos de Padeiro e Confeiteiro.
“É um projeto de extrema relevância social. É importante que as empresas contratem não apenas para cumprir a cota de PCDs, mas para que vejam que pessoas com deficiências são profissionais capazes. Quero parabenizar a Funad e todos os parceiros e reafirmar o compromisso do MPT em continuar apoiando esse trabalho tão bonito e que traz um impacto tão positivo para as famílias e toda a sociedade”, ressaltou o procurador-chefe do MPT-PB, Rogério Sitônio Wanderley.
"Esse é um sonho que vem rendendo grandes frutos ao longo desse período. Espero que essa parceria continue para que a gente possa ampliar o acesso das pessoas com deficiência ao mercado de trabalho e que elas sejam empreendedoras. Nós temos diversos espaços de trabalho, várias empresas vêm aqui fazer a seleção. Estamos nesse esforço junto com o Ministério Público do Trabalho", afirmou a presidente da Funad, Simone Jordão.
"Temos muitos alunos já vendendo e empreendendo. A vitória é de todos aqui", comemorou, emocionado, o professor Alan Queiroz, instrutor do Senai, homenageado pelos alunos durante a solenidade.
Além do MPT, participaram do evento representantes do Senai, da SRT, da diretoria da Funad e de empresas convidadas. Após a entrega dos certificados, os presentes foram convidados para degustar bolos, tortas, salgados, doces e várias delícias feitas pelos próprios confeiteiros recém-formados.
O projeto da ‘Escola de Panificação’
Para esse projeto o Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) destinou R$ 215 mil ao Senai para transformar uma carreta na ‘Unidade Móvel de Panificação e Confeitaria’, uma ‘Escola Itinerante’, com acessibilidade e capacidade de oferecer cursos de padeiro e confeiteiro para pessoas de baixa renda, em cidades da Paraíba. A carreta do Senai recebeu adaptação para dar acessibilidade a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
A ‘Escola Itinerante’, como também é chamada, possui uma sala de aula que foi modernizada com carteiras mais adequadas e confortáveis, lousa interativa e data show instalados num ambiente climatizado. Possui equipamentos como masseira, divisora, freezer, geladeira, fogão e forno, além de outros utensílios de cozinha, como batedeira, micro-ondas, filtro de água, panelas, colheres, entre outros.
1ª turma em Campina Grande
O projeto da ‘Escola de Panificação Itinerante’ formou a sua primeira turma em setembro de 2021, composta por 16 jovens da Fazenda do Sol, em Campina Grande, local que acolhe pessoas em tratamento de dependência química.
Ascom/MPT-PB.
CONTATOS:
ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3100 / 3119
Instagram: @mptparaiba
Facebook: @mptpb