Procuradores do MPT-PB se reúnem com presidente da Fecomércio para parceria no Prêmio ‘MPT na Escola’
Solenidade de premiação da Etapa Estadual ocorrerá em novembro, no Senac, em João Pessoa
25/09/2024 – O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Paraíba, Rogério Sitônio Wanderley e o procurador do Trabalho Raulino Maracajá se reuniram, na manhã dessa terça-feira (24), com o presidente da Fecomércio, José Marconi Medeiros, para propor parceria para o Prêmio ‘MPT na Escola’ 2024. Eles foram recebidos pelo presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Paraíba, na Sede da entidade, no Centro de João Pessoa.
A Fecomércio irá apoiar novamente o projeto e, pelo segundo ano consecutivo, a cerimônia de premiação da Etapa Estadual Paraíba do Prêmio MPT na Escola será realizada no Auditório do Senac, no Centro de João Pessoa. Este ano, devido às Eleições Municipais, a solenidade de premiação que ocorreria em outubro (mês da criança) será realizada na primeira quinzena de novembro (provavelmente nos dias 12 ou 13). O prêmio tem como tema “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”.
Durante a visita à Fecomércio, o procurador do Trabalho Raulino Maracajá, coordenador Regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância/MPT), falou sobre o projeto “MPT na Escola”, que está sendo realizado este ano com estudantes de escolas públicas de 11 municípios da Paraíba.
“O projeto ‘MPT na Escola’ é uma forma de debater a temática do combate ao trabalho infantil e da aprendizagem profissional com a comunidade escolar, com a família e a sociedade, em forma de arte, pois são premiados trabalhos belíssimos em conto, poesia, música e desenho. Este ano, estão participando 11 municípios e foi incluída a categoria ‘Saúde e Segurança nas Escolas’. Então, é emocionante ver a qualidade dos trabalhos apresentados!”, discorreu o procurador Raulino Maracajá.
O procurador-chefe do MPT-PB, Rogério Sitônio Wanderley, agradeceu a parceria e o apoio que a Fecomércio tem dado ao projeto ‘MPT na Escola’ ao longo dos anos.
Sobre o projeto
O ‘Prêmio MPT na Escola’ faz parte do projeto “Resgate a Infância”, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho em todo o País. O objetivo é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização, prevenção ao trabalho infantil e proteção ao adolescente trabalhador.
A proposta é mobilizar, incentivar a produção cultural e, ao final, premiar e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por estudantes, assim como reconhecer escolas e a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes.
Estudantes da Paraíba se destacam na Etapa Nacional
Em 2021, 2022 e 2023 estudantes da Paraíba se destacaram na Etapa Nacional do ‘Prêmio MPT na Escola’ e tiveram trabalhos selecionados na temática da Aprendizagem Profissional.
2021
Karoline Rodrigues - 2º lugar nacional - categoria Conto – Cabedelo
Emilly Katarine Leite - 3º lugar nacional – categoria Poesia – João Pessoa
2022
Maria Vitória - 1º lugar nacional – categoria Poesia – Cajazeiras
2023
Miguel Pereira – 3º lugar nacional – categoria Conto – Cabedelo
Ascom/MPT-PB.
CONTATOS:
ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119 / 3612-3100
Instagram: @mptparaiba
Facebook: @mptpb