'PRÊMIO MPT NA ESCOLA 2024' - Ministério Público do Trabalho divulga vencedores da Etapa Estadual Paraíba e entrega premiação dia 12 de novembro
25 mil estudantes de 11 municípios paraibanos participaram do projeto
11/10/2024 – O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) divulgou, nesta sexta-feira (11), véspera do Dia das Crianças, os vencedores da Etapa Estadual do Prêmio ‘MPT na Escola 2024’, que traz como tema ‘A Escola no Combate ao Trabalho Infantil’ e a nova temática: ‘Segurança e Saúde nas Escolas e no Trabalho’. O projeto teve a participação de cerca de 25 mil estudantes de escolas públicas de 11 municípios paraibanos. A cerimônia de entrega da premiação será realizada no dia 12 de novembro, às 14h, no Auditório do Senac, em João Pessoa.
Os trabalhos apresentados concorreram nas categorias: conto, desenho, música e poesia. Ao todo, serão premiados 59 estudantes. Professores que orientaram os trabalhos, coordenadores e escolas também serão reconhecidos. Os primeiros lugares de cada categoria vão representar a Paraíba na Etapa Nacional do Prêmio MPT na Escola.
A premiação será dividida em três grupos. No Grupo 1, serão premiados trabalhos de alunos de 4º e 5º anos do ensino fundamental que abordaram a temática do “Trabalho Infantil”. No Grupo 2, serão contemplados estudantes de 6º e 7º anos, que desenvolveram trabalhos sobre “Aprendizagem Profissional”. Já no Grupo 3, serão reconhecidos os trabalhos de alunos de 8º e 9º anos sobre “Segurança e Saúde nas Escolas e no Trabalho”.
“O 'MPT na Escola' é um projeto transformador, de grande impacto social, pois tem o poder de mobilizar e conscientizar a comunidade escolar, os pais e a sociedade sobre os malefícios do trabalho infantil e, ainda, de debater sobre saúde e segurança, preparando crianças e jovens para o mundo do trabalho decente, seguro e saudável. O prêmio também tem revelado muitos talentos. Os trabalhos estão lindos e todos que participaram merecem nosso reconhecimento", afirmou o procurador do Trabalho Raulino Maracajá, coordenador Regional da Coordinfância/MPT (Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes).
“O Brasil assumiu, perante as Nações Unidas, o compromisso de erradicar o trabalho infantil até 2030. É desafiador, mas os professores são nossos aliados, grandes multiplicadores de conhecimento, que levam essas temáticas para a sala de aula e ‘vestem’ a camisa por uma sociedade melhor. Parabéns a cada um dos envolvidos na edição 2024 desse prêmio, coordenadores, diretores de escolas e gestores!", ressaltou o procurador Raulino Maracajá.
Assista ao vídeo do procurador Raulino Maracajá: https://www.instagram.com/p/DA_fqh3J8Ly/
Comissão julgadora
A seleção dos trabalhos vencedores foi realizada por uma comissão julgadora composta por uma adolescente, representante do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti-PB); por representantes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), da Justiça do Trabalho e do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest-PB).
Municípios
Na edição 2024 do ‘Prêmio MPT na Escola’, participaram 11 municípios paraibanos: Bayeux, Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Cuité de Mamanguape, Guarabira, João Pessoa, Mamanguape, Patos, Santa Rita e Sapé.
O projeto
O ‘Prêmio MPT na Escola’ faz parte do projeto “Resgate a Infância”, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho em todo o País. O objetivo é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização, prevenção ao trabalho infantil e proteção ao adolescente trabalhador.
A proposta é mobilizar, incentivar a produção cultural e, ao final, premiar e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por estudantes, assim como reconhecer a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes e prevenção de acidentes de trabalho.
Confira a LISTA dos premiados:
Destaques da Paraíba na Etapa Nacional
Em 2021, 2022 e 2023 estudantes da Paraíba se destacaram na Etapa Nacional do ‘Prêmio MPT na Escola’ e tiveram trabalhos selecionados.
2021
Karoline Rodrigues - 2º lugar nacional - categoria Conto – Cabedelo
Emilly Katarine Leite - 3º lugar nacional – categoria Poesia – João Pessoa
2022
Maria Vitória - 1º lugar nacional – categoria Poesia – Cajazeiras
2023
Miguel Pereira – 3º lugar nacional – categoria Conto – Cabedelo
Ascom MPT-PB.
CONTATOS:
ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119 / 3612-3100/ 3138
Instagram: @mptparaiba
Facebook: @mptpb