MPT-PB destina verbas de multas para maternidade

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba destinará cerca de R$ 100 mil para aquisição de um autoclave, equipamento usado na esterilização de materiais e utensílios, ao Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), na cidade de Campina Grande.O Instituto necessitava com urgência de um novo autoclave, já que o atual estava funcionando em condições precárias, semanalmente necessitando de manutenção e, de acordo com técnico, com vida útil de poucos dias.

 Foi feita uma pesquisa de preços para saber qual o menor valor do equipamento a ser destinado. A quantia é advinda de condenação feitas à Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa) e outros processos judiciais. Normalmente, os valores obtidos com condenações são enviados ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), mas, em casos como esse, o MPT compreende que há muito mais efetividade quando os recursos são destinados em benefício direto da comunidade.

O órgão ministerial entende que é indispensável o equipamento destinado para o setor de esterilização, já que é a única maternidade de Campina Grande que atende integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo referência de alto risco para aproximadamente 170 municípios do nosso estado.

A maternidade ainda é a única em referência no atendimento a pessoas com gravidez de alto risco, com uma média de 50 pacientes internados por dia, além de pacientes em risco habitual. Também é a única instituição que faz pré-natal de alto risco e realiza todas as triagens neonatais.

 

Assessoria de Comunicação
MPT-PB/PRT-13

Imprimir