Trabalho de Todos chega a João Pessoa

Após passar pelo Cariri, Sertão, Brejo e diversas outras regiões da Paraíba, o projeto Trabalho de Todos, iniciativa do Ministério Público do Trabalho e parceiros, desta vez estará em João Pessoa, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo. De 21 a 25 de setembro a população da região metropolitana da capital pessoense poderá participar de palestras, cursos, oficinas, além de serviços como retirada de CTPS e RG, tudo gratuitamente. 

 

Ao meio dia do dia 21, na abertura oficial desta etapa, a 15 ª edição do projeto, haverá o pronunciamento do procurador-chefe do MPT-PB, Cláudio Gadelha, e apresentação cultural de dois grupos: Catadores de Arte e o Grupo Prima. Os serviços que começarão às 12h da segunda-feira (21), vão até meio dia da sexta-feira (25), mas o horário de atendimento de terça a quinta acontecerá das 9h às 17h.

O evento tem uma grade de programação com mais de 100 atividades, dentre elas cursos, como por exemplo o de Técnicas de Correção de Imagem com Photoshop, oferecido pelo Senac; palestras, como por exemplo a oferecida pelo Sebrae “Eu Empreendedor de Mim Mesmo”; audiências de conciliação trabalhista, entre outras. Durante a etapa haverá também o “Dia D de empregabilidade”, em que as empresas previamente notificadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego estarão presentes no Espaço Empresa Inclusiva oferecendo vagas de emprego e realizando cadastramento, entrevistas e contratação de pessoas com deficiência. O quadro geral de atividades pode ser acessado no site www.trabalhodetodos.prt13.mpt.gov.br.

Com o intuito de discutir e debater soluções acerca das questões que atingem as relações trabalhistas, na quarta-feira, dia 23 de setembro, o MPT-PB irá realizar uma audiência pública, às 18 horas, voltada para trabalhadores, empresários urbanos e rurais, sindicatos, associações, autoridades e demais representantes da sociedade civil.

 

Seminário

Dentro do projeto acontecerá o II Seminário do Projeto Trabalho de Todos que terá o tema “Direito do Trabalho e Realidade”. O evento terá abertura no dia 21 de setembro, às 19h, no Teatro Paulo Pontes, e continuará com diversas palestras de especialistas em Direito do Trabalho até às 18h do dia 22.

A palestra de abertura será feita pelo procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Paraíba, Cláudio Gadelha, com o tema “O que vi do Projeto Trabalho de Todos?”, oportunidade em que contará as experiências tidas durante as quatorze etapas do projeto realizadas por várias cidades do estado. A conferência de abertura também será proferida pelo procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury.

No dia seguinte, na terça-feira, o seminário realizará quatro painéis de debate: “O Modelo Sindical Brasileiro: Uma Análise Crítica”; “As Piores Formas de Trabalho Infantil: Uma Análise da Realidade Paraibana”; “As Novas Formas de Organização Produtiva e seus Impactos nas Relações de Trabalho” e “As políticas de Gestão de Risco no Meio Ambiente do Trabalho”. A programação completa também está disponível no site do projeto.

O evento contará 12h de carga horária e também reservou espaço para inscrições de trabalhos científicos, que serão premiados no último dia do seminário.


Assessoria de Comunicação

MPT-PB/PRT-13

 

Imprimir