MPT doa equipamentos de proteção a catadores de resíduos sólidos
O Ministério Público do Trabalho na Paraíba participou, nesta-quarta-feira (21), do 2º evento Pró-Catador, iniciativa do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador – CEREST/CG. Durante o evento, o Procurador do Trabalho Marcos Antônio Ferreira Almeida entregou aos trabalhadores kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) doados ao CEREST, através de uma parceria, recursos adquiridos com valores de multas. Além dos EPIs, foram doadas cestas básicas.
“O evento oi importante porque propiciou a reflexão de trabalho desse grupo de trabalhadores. É preciso lembrar que os catadores de resíduos sólidos são trabalhadores como qualquer outro e precisam trabalhar com a dignidade e devidamente protegidos”, afirma o procurador Marcos Almeida.
Durante o evento, os catadores participaram de palestras sobre Legislação Previdenciária, Empreendedorismo e situação atual do Projeto de Resíduos Sólidos do Município.
A coordenadora geral do CEREST-CG, Anna Carla Souto Maior, destacou a relevância do evento para os catadores, lembrando que a ação foi iniciada no ano passado, com o objetivo de contribuir para uma melhor qualidade de vida desses profissionais em seus ambientes e processos de trabalho.
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou ainda um plantão social e apresentou as atividades socioeducativas existentes para as crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade. “O Peti vem trabalhando numa perspectiva de articulação no sentido de cumprir as metas propostas no Plano Nacional de Enfrentamento à problemática, e para isto, tem buscado parcerias junto às demais políticas”, disse Jussara de Melo Ferreira, coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).
Assessoria de Comunicação
MPT-PB/PRT-13