MPT-PB convoca reunião para esclarecer demissão em massa de cobradores
O Ministério Público do Trabalho na Paraíba convocará uma reunião para a próxima quarta-feira, às 15h, para esclarecer a demissão em massa de cobradores de ônibus, em várias linhas da Grande João Pessoa, o que vem causando problemas a trabalhadores e a sociedade em geral. O problema tem gerado denúncias no MPT e pelo menos quatro procedimentos estão em investigação.
Denúncias - “Motoristas têm procurado ostensivamente o MPT alegando sobrecarga de trabalho, situação de assédio moral, overdose de estresse e uma série de elementos que atentam inclusive contra a saúde do motorista. Então, além de gerar uma insatisfação perante o usuário do transporte público, gera lesões que entendo serem extremamente graves ao trabalhador”, afirmou o procurador do Trabalho Eduardo Varandas, autor de um dos procedimentos.
Entidades - Devido ao grande número de reclamações, o procurador-chefe do Trabalho, Paulo Germano, decidiu convocar empresas de ônibus, sindicatos dos motoristas e patronal, Ministério do Trabalho, AETC e Semob, para discutir e solucionar o problema.
"Ante o quadro de lesão social revelado nos últimos dias, consequência da ‘dupla função’ dos motoristas de ônibus, resolvemos convocar reunião, a fim de dar uma resposta aos graves problemas decorrentes da supressão da função de cobrador", disse Paulo Germano.
(Por Henriqueta Santiago)
Assessoria do MPT-PB