• denuncias
  • peticionamento
  • protocolo
  • Mediação
  • mov procedimentos
  • autenticidade de documentos
  • lgpd
  • administracao publica
  • fraudes trabalhistas
  • liberdade sindical
  • meio ambiente
  • promocao igualdade
  • trabalho escravo
  • trabalho infantil
  • trabalho portuario
  • Confira o passo a passo de como fazer uma denúncia ao MPT.
  • ACESSE AQUI O SERVIÇO
  • Acesse o MPTTV - Paraíba
  • Confira aqui a atuação do MPT-PB na pandemia do novo Coronavírus

Paraíba tem duas estudantes finalistas na etapa nacional do Prêmio MPT na Escola 2021

15/10/2021 – Duas estudantes de escolas públicas vão representar a Paraíba na etapa nacional do Prêmio MPT na Escola 2021 – “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”. Emilly Katarine Mendes Patrício Leite, 13 anos (Escola Municipal Analice Caldas - João Pessoa) e Karoline Rodrigues dos Santos, 15 anos (Escola Municipal Plácido de Almeida - Cabedelo) venceram a etapa estadual do prêmio e também foram selecionadas para a fase nacional, nas categorias ‘Poesia’ e ‘Conto’ (Grupo II). Seus trabalhos já estão entre os três melhores do País em suas categorias. A solenidade virtual de premiação será realizada no dia 7 de dezembro, às 14h, quando será divulgada a ordem da classificação final – primeiro, segundo e terceiro lugar em cada categoria.

 

Os nomes dos finalistas da etapa nacional do prêmio foram divulgados pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), do MPT, na última segunda-feira (11). O objetivo da iniciativa é estimular a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e proteção do adolescente trabalhador.

Nessa quinta-feira (14), foi realizada a solenidade de premiação da etapa estadual, em Cabedelo, com a presença do prefeito, do vice-prefeito e várias autoridades, no auditório da Secretaria de Educação do município. Na tarde da quarta-feira (13), ocorreu a cerimônia de entrega das medalhas, troféus e certificados aos ganhadores do município de João Pessoa, na Sede do MPT, na Capital, apenas para os alunos ganhadores, familiares, professores e gestores das escolas.

A procuradora do Trabalho Edlene Lins Felizardo fez a entrega da premiação e falou sobre a importância da educação em tempo integral para proteger a criança do trabalho infantil. “Pesquisas indicam que 80% das crianças que trabalham também estudam. Isso quer dizer que elas trabalham no contraturno”, afirmou.

“Se as crianças tiverem acesso a todos os equipamentos culturais, puderem ter lazer e brincar, não vão se envolver com o trabalho infantil. A criança tem direito ao não-trabalho, a ser protegida e acolhida. O adolescente tem direito, a partir dos 14 anos, ao trabalho protegido, por meio da aprendizagem profissional”, ressaltou a procuradora Edlene Lins, que é coordenadora regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância).

O município de Cabedelo teve 1.310 estudantes que participaram do projeto. Para a secretária de Educação, Márcia Moreira, foi um processo vitorioso, pelo fato de ter iniciado ainda na pandemia durante o ensino remoto. De acordo com ela, “o projeto não foi apenas educativo, mas social”.

Guarabira, João Pessoa e Cabedelo premiados na etapa estadual

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) aproveitou as festividades da Semana da Criança e do Professor para premiar vencedores da etapa estadual. Por conta da pandemia, a entrega de medalhas, troféus e certificados foi feita nos municípios em que os alunos vencedores residem, em solenidades com poucos participantes, respeitando os protocolos de segurança.

O município de Guarabira realizou o evento de premiação no dia 7 de outubro, na Câmara Municipal, com a presença de várias autoridades e gestores municipais. Em Guarabira, participaram 468 alunos. Os estudantes de João Pessoa participaram da solenidade na Sede do MPT, na última quarta-feira (13), onde foram premiados pela procuradora Edlene Lins Felizardo.

Finalistas da Paraíba

Emilly Katarine Mendes Patrício Leite tem 13 anos e está no 7º ano do ensino fundamental, em escola do município de João Pessoa. Ela é a vencedora da etapa estadual do Prêmio MPT na Escola - Categoria Poesia – Grupo II e uma das finalistas para a etapa nacional. Ela conta que estudou muito o tema antes de produzir. “Eu comecei a pesquisar bastante sobre esse assunto e depois acabei conseguindo fazer”, revelou. Em relação à classificação para a grande final, Emilly afirma que “é uma coisa que eu não esperava e eu estou torcendo muito para que consiga ficar em primeiro lugar”. Ela sonha em cursar Medicina.

Valdilene, mãe de Emilly, diz que a filha sempre foi uma menina muito determinada, decidida e estudiosa. “Eu nunca precisei dizer ‘Emilly, você tem tarefa’. Ela é a primeira a acordar e nunca faltou um dia de aula”, conta a mãe, orgulhosa.

Karoline Santos, a finalista nacional do município de Cabedelo, tem 15 anos e mora com a tia no Conjunto Renascer II. Ela recebeu vários elogios dos professores pela sua dedicação aos estudos. A adolescente, que deseja exercer a profissão de “bombeira”, afirma que ficou muito feliz e agradece a todos que contribuíram para este momento, principalmente aos professores. A tia de Karoline, Adriana Santos, afirma que a sobrinha é muito estudiosa e que a família tem que dar valor à escola. “Nunca pude estudar, só trabalhando. Hoje, quero dar aos mais novos a chance que eu não tive”, revelou Adriana, que estava feliz com a vitória da sobrinha.

Professores premiados

Os professores que orientaram os trabalhos, os coordenadores do projeto nas escolas e a gestão escolar também receberam certificado.

“Esse momento é o ápice da realização de um processo que foi árduo perante a situação que ainda estamos vivendo de pandemia da Covid-19, e que foi realizado de maneira remota. Mas abracei a oportunidade porque falar sobre trabalho infantil e Lei da Aprendizagem com crianças e adolescentes faz com que a gente dê um sentido ainda maior a esse trabalho tão bonito que é a educação”, afirmou o professor de Língua Portuguesa do ensino fundamental Il, Douglas de Oliveira Domingos. Ele orientou dois trabalhos vencedores: o trabalho de Karoline Santos, finalista nacional e 1º lugar da Paraíba na categoria Conto e também o trabalho de Luís Gustavo, 2º lugar Poesia, ambos do Grupo II.

“A escola mais do que qualquer lugar é o espaço em que a gente pode debater esses assuntos para que a gente consiga formar adultos conscientes e adolescentes conscientes da sua situação e dos seus direitos. E que a gente diga não, a cada dia, ao trabalho infantil. Estou muito feliz e gratificado. A emoção é o que me define nesse momento”, acrescentou o professor Douglas, que recebeu das mãos da procuradora Edlene Lins duas medalhas e dois certificados pelo destaque dos seus alunos, na véspera do Dia do Professor.

Cristhiane da Silva Cavalcanti é professora do 4º ano na rede municipal de Cabedelo e considera importante esse projeto. “A gente vê o nível da criança no Brasil, quando ela ainda está associada ao trabalho infantil. Então, foi feito um trabalho de conscientização dessas crianças através do mundo mágico da literatura”, afirmou.

“Os alunos escreveram de forma grandiosa sobre essa temática e isso nos mostra o quanto essa temática está inserida no universo infantil”, acrescentou a professora Cristhiane, doutora em Educação.

“Agradecemos aos professores, que foram nossos grandes parceiros, aos articuladores e a toda equipe que se envolveu para que, mesmo durante uma pandemia, pudéssemos realizar o projeto de forma exitosa”. concluiu a procuradora Edlene Lins Felizardo.

 

VENCEDORES - ETAPA ESTADUAL PARAÍBA

 

PREMIADOS GRUPO 1

CATEGORIA CONTO

1º lugar:

MUNICÍPIO: CABEDELO

Aluna: Bruna Cavalcante Cruz / 4° ano

Escola Municipal de Ensino Fundamental Silvana Oliveira Pontes

Professor(a)-Orientador(a): Cristhiane da Silva Cavalcanti

Coordenador(a) do Projeto na Escola: Geizilene de Morais Cavalcante Cruz

CATEGORIA DESENHO

1º lugar:

MUNICÍPIO: GUARABIRA

Aluno: Josivan dos Santos Herculano / 5º ano

Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Eulália Cantalice

Professor(a)-Orientador(a): Márcia Andréa da Silva Souza

Coordenador(a) do Projeto na Escola: Josemary Félix Moura

CATEGORIA POESIA

1º lugar:

MUNICÍPIO: JOÃO PESSOA

Aluna: Ranny Kelly Guedes Ferreira / 4º ano

E.M.E.I.E.F.T.I Rotary Francisco Edward de Aguiar

Professor(a)-Orientador(a): Jailma Luciane Figueiredo Albuquerque

Coordenador(a) do Projeto na Escola: Maria Clara Gomes de Araújo

2º lugar:

MUNICÍPIO: GUARABIRA

Aluna: Aryane Lara Oliveira de Souza / 5º ano

Escola Municipal Sebastião Bezerra Bastos

Professor(a)-Orientador(a): Josilene Felinto da Silva

Coordenador(a) do Projeto na Escola: Jackeline Santos Oliveira de Souza

PREMIADOS GRUPO 2:

CATEGORIA CONTO

1º lugar:

MUNICÍPIO: CABEDELO

*FINALISTA NACIONAL*

Aluna: Karoline Rodrigues dos Santos / 7º ano

Escola Municipal de Ensino Fundamental Plácido de Almeida

Professor(a)-Orientador(a): Douglas de Oliveira Domingos

Coordenador(a) do Projeto na Escola: Benícia de Paula Januário do Nascimento

2º lugar:

MUNICÍPIO: JOÃO PESSOA

Aluna: Kauã Victor dos Santos Albuquerque / 6º ano

Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Leônidas Santiago

Professor(a)-Orientador(a): Jorcemar Bezerra de Albuquerque

Coordenador(a) do Projeto na Escola: Aline Maria Félix Barbosa

CATEGORIA POESIA

1º lugar:

MUNICÍPIO: JOÃO PESSOA

*FINALISTA NACIONAL*

Aluna: Emilly Katerine Mendes Patrício Leite / 7º ano

Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Analice Caldas

Professor(a)-Orientador(a): Maday de Souza Morais Pereira

Coordenador(a) do Projeto na Escola: Leidaci Candeia de Araújo

2º lugar:

MUNICÍPIO: CABEDELO

Aluna: Luís Gustavo Freitas Florentino de Souza Filho / 7º ano

Escola Municipal Paulino Siqueira

Professor(a)-Orientador(a): Douglas de Oliveira Domingos

Coordenador(a) do Projeto na Escola: Janete Silva de Medeiros

 

Ascom/MPT-PB.

 

CONTATOS:

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119 / 3612-3100

Instagram: @mptparaiba

Facebook: @mptpb

Imprimir

  • banner pcdlegal
  • banner abnt
  • banner corrupcao
  • banner mptambiental
  • banner transparencia
  • banner radio
  • banner trabalholegal
  • bunner yt ok
  • Portal de Direitos Coletivos
  • nr