Cerimônia marca lançamento da revista ‘Gesseiros: 'Neve' no Sertão do Araripe’, do projeto MPT em Quadrinhos
22/04/2024 - Em solenidade realizada na manhã da última sexta-feira (19), O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco promoveu o lançamento da revista em quadrinhos “Gesseiros: “Neve” no Sertão do Araripe”, 73ª publicação do projeto MPT em Quadrinhos. O evento é uma das ações pensadas pelo órgão ministerial para marcar o Abril Verde, mês dedicado às ações de conscientização e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. O evento aconteceu na sede do MPT em Pernambuco, em Recife, e reuniu diversas autoridades, parceiros e representantes de instituições que atuam na cadeia produtiva do gesso. O procurador-chefe do MPT na Paraíba, Rogério Sitônio Wanderley – que atuou como coordenador do Grupo de Trabalho (GT) do Gesso de 2018 a março de 2024 – participou da solenidade.
Na ocasião, a procuradora-chefe do MPT em Pernambuco, que também atua como procuradora da região, destacou a alegria de poder lançar o material para os trabalhadores da região. "É uma satisfação muito grande poder lançar esse material, despois de mais de 10 anos de atuação do MPT na transformação do cenário da cadeia produtiva do gesso, que, apesar de ser tão próspera para o Estado ainda precisa avançar em muitos aspectos, sobretudo os que dizem respeito à saúde e segurança do trabalhador", afirmou Ana Carolina.
Tatiana Bivar, que representou o procurador Geral do Trabalho, José de Ramos Lima, no evento, enalteceu o projeto MPT em Quadrinhos. "Os órgãos públicos em geral ainda têm muita dificuldade de comunicação com a população. É muito relevante para a instituição o que a gente consegue construir, por meio de uma história em quadrinhos, levando um pouco da missão institucional do Ministério Público do Trabalho e tantas informações relevantes, de forma simples, acessível e gráfica para os trabalhadores", comentou a procuradora do Trabalho.
Em sua fala, o procurador-chefe do MPT na Paraíba, Rogério Sitônio, que atuou como coordenador do Grupo de Trabalho (GT) do Gesso desde sua criação, fez um breve histórico de toda a atuação do MPT na região do Sertão do Araripe. Ele lembrou do início da atuação, das fiscalizações promovidas e das parcerias firmadas ao longo dos anos de trabalho. Ele também explicou o funcionamento da cadeia produtiva do gesso e a importância da atuação do MPT na localidade.
O maior polo gesseiro do mundo é de Pernambuco. Mais de 80% do gesso utilizado no país é produzido no estado. E apesar do inestimável valor para a economia dos municípios situados no Polo Gesseiro - Araripina, Bodocó, Ipubi, Ouricuri e Trindade - e para o todo o estado, ainda há muita luta para viabilizar um ambiente de trabalho saudável e seguro para todos os trabalhadores do Sertão do Araripe. Onde o gesso é considerado ouro, a saúde e a segurança ainda não é a realidade de todos.
Desde 2015, o Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio do Grupo de Trabalho (GT) do Gesso, acompanha a situação das condições de trabalho no Sertão do Araripe pernambucano, com o intuito de garantir melhorias para os trabalhadores do setor, que sofrem, sobretudo, com a exposição excessiva à poeira do gesso, falta de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e condições sanitárias inadequadas. Estima-se que essa atuação já beneficiou mais de 5 mil trabalhadores.
Compuseram a mesa de honra da solenidade a procuradora-chefe do MPT em Pernambuco, Ana Carolina Lima Vieira; o procurador do Estado, Felipe Vilar; o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6) Virgínio Benevides; o procurador-chefe do MPT na Paraíba e coordenador do GT do Gesso, Rogério Sitônio; a procuradora do MPT em Pernambuco e coordenadora regional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Codemat), Adriana Gondim; e a procuradora do MPT em Pernambuco Tatiana Leal.
MPT EM QUADRINHOS
Todas as edições do projeto "MPT em Quadrinhos" estão disponíveis para download aqui. Os interessados podem baixar e reproduzir as revistas. O projeto “MPT em Quadrinhos” é coordenado pelo Ministério Público do Trabalho do Espírito Santo e já distribuiu mais de 5 milhões de exemplares em todo o Brasil. Temas como saúde e segurança no trabalho, assédio moral, direitos das gestantes, trabalho por aplicativos e aprendizagem profissional são alguns dos temas disponíveis.
GRUPO DE TRABALHO
Atualmente, o órgão ministerial acompanha a implementação do Plano de Desenvolvimento Local (PDL) 2030, desenvolvido em conjunto com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Pacto Global das Nações Unidas. O MPT em Pernambuco ainda arrecadou cerca de R$ 800 mil, em pagamento de indenizações coletivas, destinados para ações transformadoras junto a órgãos e entidades que prestam serviços relevantes à sociedade.
Ascom MPT-PE.