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Paraíba tem duas alunas premiadas na etapa nacional do Prêmio MPT na Escola 2021

07/12/2021 – Duas estudantes da Paraíba foram premiadas na etapa nacional do Prêmio MPT na Escola 2021 – “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”. O anúncio aconteceu na tarde desta terça-feira (7), durante solenidade virtual transmitida pelo canal TV MPT no Youtube. O ‘MPT na Escola’ premia os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais de estudantes das instituições de ensino que integram o projeto em todo o Brasil. Nesta edição, foram entregues prêmios nas categorias conto, música, desenho e poesia, subdivididas em grupo 1, voltado a alunas e alunos do 4° e 5º ano do ensino fundamental, e grupo 2, destinado a estudantes do 6º e 7º ano ensino fundamental.

 A aluna Karoline Rodrigues dos Santos, 15 anos, estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental Plácido de Almeida, em Cabedelo, foi a 2ª colocada na categoria Conto (fundamental II – grupo 2). Ela leu sua obra “A menina que queria crescer” e agradeceu ao seu professor-orientador Douglas de Oliveira Domingos, e a outros professores de sua escola. Ela comentou que estava muito feliz com a colocação, apesar da ansiedade e do nervosismo.

Já a aluna Emilly Katarine Mendes Patrício Leite, 13 anos, da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Analice Caldas, em João Pessoa, ficou em 3º lugar nacional na categoria Poesia (fundamental II – grupo 2). Ela recitou sua obra, intitulada “Aprender e sonhar”, e declarou estar muito surpresa e emocionada com a sua colocação: “Foi uma conquista muito grande ter chegado até aqui, e eu só quero agradecer aos meus professores. Foi uma experiência incrível”, revelou a estudante, emocionada, que estava acompanhada de sua professora-orientadora Maday de Souza Morais Pereira.

 

“Talentos revelados: Paraíba foi uma grande vencedora”

A procuradora do Trabalho Edlene Lins Felizardo, coordenadora regional na Paraíba da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância/MPT), falou da importância da premiação. Segundo ela, foram ‘verdadeiros talentos revelados’ em todas as categorias participantes. Destacou também o empenho dos educadores, em meio a tantas adversidades

“É a primeira vez que a Paraíba participa da etapa nacional do MPT na Escola. E logo na primeira vez conquistamos o terceiro lugar na categoria Poesia e o segundo lugar na categoria Conto. É uma vitória importantíssima e além do reconhecimento nacional, as alunas foram premiadas com um notebook e os professores com um kindle, e isso vai incentivar cada vez mais alunos a participarem do MPT na Escola. A Paraíba foi uma grande vencedora, um Estado guerreiro!”, afirmou Edlene Lins Felizardo, destacando o comprometimento dos professores que, mesmo com tantas dificuldades devido à pandemia, foram incentivadores dos alunos e das alunas.

A procuradora também destacou a atuação dos Governos Municipais na execução do MPT na Escola: “Não podemos esquecer também do empenho dos secretários e das secretárias municipais de educação e dos coordenadores e das coordenadoras pedagógicas. Foi de fundamental importância, pois eles deram todo o apoio. Bem como as prefeituras municipais das cidades participantes: João Pessoa, Cabedelo e Guarabira, que abraçaram o projeto. Foi de grande importância o empenho de cada um e cada uma para que o projeto desse certo e acontecesse. No próximo ano, teremos muito mais ganhadores”, comemorou Edlene Lins Felizardo, que também anunciou que, em 2022, 11 municípios paraibanos participarão da etapa estadual do Prêmio MPT na Escola.

Abertura do evento

Durante o início da cerimônia do Prêmio MPT na Escola, a coordenadora nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do MPT, Ana Maria Villa Real, destacou que a iniciativa é um projeto que traz informação, conhecimento, empoderamento e que promove cidadania e sonhos. “O trabalho infantil retira oportunidades e faz com que as infâncias e as famílias percam suas esperanças. Nessa seara do combate ao trabalho infantil, muitas vezes a ausência do Estado e de políticas públicas embrutece as pessoas que acham que só há realmente aquela possibilidade. O que o MPT na Escola faz é levar esse conhecimento, fazer com que crianças e adolescentes, com a ajuda de educadoras e educadores, tenham conhecimento sobre os seus direitos”, explicou a coordenadora nacional da Coordinfância.

A gerente nacional do eixo Educação do Projeto Resgate à Infância, Luísa Carvalho Rodrigues, ressaltou o caráter coletivo e transformador da iniciativa e lembrou que 2021 é o Ano Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil. “O Prêmio MPT na Escola vem somar nesse esforço em prol da infância e ele se destina a reconhecer e a divulgar toda a dedicação dessas crianças, das suas professoras, dos seus professores, das coordenadoras e dos coordenadores desse projeto. Apesar de todas as dificuldades que encontramos nesses últimos dois anos, em especial em 2021, nós tivemos um grande engajamento”, afirmou a gerente do Projeto Resgate à Infância.

500 mil estudantes de 5 mil escolas públicas do País

Segundo a gerente nacional do projeto, Luísa Carvalho Rodrigues, participaram desta edição mais de 500 mil de estudantes e cerca de 50 mil educadoras e educadores de 5 mil escolas localizadas em cerca de 300 municípios.

Para o procurador-geral do Trabalho (PGT), José de Lima Ramos Pereira, o Prêmio MPT na Escola é um dos projetos mais importantes da instituição porque leva informação, conscientização à comunidade escolar, que é o nosso presente e futuro, sobre direitos fundamentais e empoderamento de crianças e adolescentes. “É um projeto de promoção da cidadania que mostra a adolescentes a vastidão de seus direitos. O trabalho infantil é uma grave violação de direitos e que tira vidas, deixa sequelas, retira esperança de nossas crianças e adolescentes. A gente precisa saber que temos tempo para tudo, para estudar, para brincar e para trabalhar”, disse o PGT.

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Alberto Balazeiro, destacou a capilaridade e envergadura do projeto e enfatizou que a iniciativa premia ações efetivas de combate ao trabalho infantil. “Fiquei impressionado com as apresentações e a qualidade dos trabalhos bem como o envolvimento dos alunos e professores no combate a essa chaga que é o trabalho infantil”, afirmou o ministro do TST.

A cerimônia de abertura contou, ainda, com a vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores e Procuradoras do Trabalho (ANPT), Lydiane Machado e Silva, o diretor do escritório do Brasil da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Martin Hahn, o representante do Movimento pelo Protagonismo Juvenil, Carlos Daniel Gomes dos Santos.

Premiação

Além da presença virtual de estudantes, o anúncio da classificação final contou com a torcida de educadoras e educadores que auxiliaram as crianças e adolescentes na elaboração dos trabalhos. Os finalistas demonstraram um misto de nervosismo e alegria por participar da premiação. Na ocasião, os estudantes apresentaram ao vivo os contos e poesias finalistas e houve exibição dos desenhos e clipes das músicas premiadas.

A vencedora da categoria música, Ana Júlia dos Santos Nogueira, de Fortim (CE), sintetiza o sentimento dos ganhadores desta edição. “É uma emoção muito grande. Uma experiência incrível. Não sei o que dizer”, disse.

 

Lista das vencedoras e dos vencedores:

Grupo 1 – Alunas e alunos do 4° e 5º do ensino fundamental

 

CATEGORIA CONTO

1º Lugar:

Autora: Fernanda Alícia Ferreira Lopes

Escola: EEB Professora Joana Paula de Morais

Município: Morada Nova (CE)

Trabalho: “Criança é pra ser criança”

 

2º Lugar:

Autora: Ana Clara Lúcio do Nascimento

Escola: EM Professora Maria Gertrudes Mota de Lima

Município: Boa Vista (RR)

Trabalho: “A história de João”

 

3º Lugar:

Autor: João Rafael Silva Almeida Leal da Anunciação

Escola: EM Teresa Cristina

Município: Salvador (BA)

Trabalho: “Trabalho infantil, não!”

 

CATEGORIA DESENHO

 

1º Lugar:

Autores: Yasmin Elizabeth Goulart e Icaro Osiel Paulino Andrade

Escola: EM Eva Cordula Hauer Vallejo

Município: Atibaia (SP)

Trabalho: “Escola e família podem transformar a história do mundo”

 

2º Lugar:

Autor: João Petrus Freire da Silva

Escola: EEF Zé Melancia

Município: Aracati (CE)

Trabalho: “Trabalho infantil nem na imaginação”

 

3º Lugar:

Autor: Anthony Noé Oliveira Bezerra

Escola: EM Aquilino da Mota Duarte

Município: Boa Vista (RR)

Trabalho: “Diga não ao trabalho infantil”

 

CATEGORIA MÚSICA

 

1º Lugar:

Autores: Sarah Rodrigues Barreto e Samuel Palharim Alves de Araújo

Escola: EM Professora Odila de Souza Teixeira

Município: Assis Chateaubriand (PR)

Trabalho: “Ei, você que também já foi criança!”

 

2º Lugar:

Autora: Sophia Maria Barbosa Sales

Escola: EEF João Rodrigues Maia

Município: Jaguaruana (CE)

Trabalho: “Brincar e aprender, trabalhar quando crescer”

 

3º Lugar:

Autor: Dharlan Guilherme dos Santos Souza

Escola: EM Rubem Arruda Câmara

Município: São Pedro da Aldeia (RJ)

Trabalho: “A vida de João”

 

CATEGORIA POESIA

 

1º Lugar:

Autora: Eduarda Ferreira Pinheiro

Escola: EMEF Altair Siqueira Costa

Município: Serra (ES)

Trabalho: “Criança de atitude”

 

2º Lugar:

Autor: Felipe Wendel Leão Santos

Escola: EM Eugênia Anna dos Santos

Município: Salvador (BA)

Trabalho: “Criança tem que trabalhar?”

 

3º Lugar:

Autora: Ana Alice Freitas Silva

Escola: EM Engenheiro Oscar Weinschenck

Município: Congonhas (MG)

Trabalho: “Criança Trabalha?”

 

Grupo 2 – Alunas e alunos do 6° e 7º do ensino fundamental

 

CATEGORIA CONTO

 

1º Lugar:

Autora: Elisa Oliveira Silva Brito Santos

Escola: EM Professora Maria Mazarello

Município: Belo Horizonte (MG)

Trabalho: “Grandes oportunidades trazem grandes mudanças”

 

2º Lugar:

Autora: Karoline Rodrigues dos Santos

Escola: EMEF Plácido de Almeida

Município: Cabedelo (PB)

Trabalho: “A menina que queria crescer”

 

3º Lugar:

Autor: André Vinícius do Carmo Passos

Escola: EM Doutor Cássio Leite de Barros

Município: Corumbá (MS)

Trabalho: “A Missão”

 

CATEGORIA DESENHO

 

1º Lugar:

Autora: Ana Lívia Passos Santos de Oliveira

Escola: Escola Horácio Fontenele Magalhães

Município: Viçosa do Ceará (CE)

Trabalho: “Estudo e aprendizagem profissional são a chave para a realização de sonhos”

 

2º Lugar:

Autora: Débora Sara Bruno Mariscal

Escola: EMREI Eutrópia Gomes Pedroso

Trabalho: “Profissionalização do adolescente, aprendizagem profissional”

Município: Corumbá (MS)

 

3º Lugar:

Autor: João Pedro Belém Moreira

Escola: EMEF Stélida Dias

Município: Cariacica (ES)

Trabalho: “Reflexo do Futuro”

 

CATEGORIA MÚSICA

 

1º Lugar:

Autora: Ana Julia dos Santos Nogueira

Escola: EEFM Professora Maria Luiza

Município: Fortim (CE)

Trabalho: “Bem Precioso”

 

2º Lugar:

Autoras: Izabella Souza Soares e Vitória Alves de Souza

Escola: EM Tiradentes

Município: Taiobeiras (MG)

Trabalho: “Jovem Aprendiz”

 

3º Lugar:

Autores: Arthur Leôncio Lola e Daniel Leôncio Lola

Escola: EM de Pontal

Município: Juazeiro (BA)

Trabalho: “Adolescente aprendiz”

 

CATEGORIA POESIA

 

1º Lugar:

Autor: Italo Ramon Alves Rodrigues

Escola: EEIEF Coronel Luiz Duarte

Município: Jucás (CE)

Trabalho: “Adolescência e trabalho”

 

2º Lugar:

Autor: Samuel Victor Belarmino

Escola: EMEB Philomena Salvia Zupardo

Município: Itatiba (SP)

Trabalho: “Os sonhos são nuvens”

 

3º Lugar:

Autora: Emilly Katarine Mendes Patrício Leite

Escola: EMEIEF Analice Caldas

Município: João Pessoa (PB)

Trabalho: “Aprender e sonhar”

 

 

Por: Ascom/MPT-PB com Ascom/PGT.

 

CONTATOS:

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3100 / 3612- 3119

Instagram: @mptparaiba

Facebook: @mptpb

 

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