COMBATE AO TRABALHO INFANTIL - MPT capacita profissionais da Rede de Proteção à Infância e Adolescência de Cacimba de Dentro
11/06/2024 – Aproximadamente 100 profissionais que integram a Rede de Proteção à Infância e Adolescência do município de Cacimba de Dentro participaram, nesta terça-feira (11), da Capacitação do Projeto “Políticas Públicas - Resgate a Infância”, realizada pelo Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB). A capacitação foi ministrada pelo procurador do Trabalho Raulino Maracajá, na Câmara de Vereadores da cidade.
A prevenção e o combate ao Trabalho Infantil, bem como a proteção ao trabalhador adolescente, a Aprendizagem Profissional e o programa Jovem Aprendiz foram temas abordados durante a capacitação.
“Estamos implementando o Projeto ‘Resgate a Infância’ na cidade de Cacimba de Dentro. Nos reunimos com CRAS, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), CREAS, Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Ainda houve capacitação para toda a Rede de assistência e enfrentamento ao trabalho infantil. O objetivo é conscientizar gestores, integrantes da rede de proteção e a sociedade em geral sobre as consequências do trabalho infantil e as formas de combatê-lo”, afirmou o procurador Raulino Maracajá, coordenador Regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância/MPT).
A capacitação reuniu profissionais ligados às Secretarias de Saúde (agentes comunitários, técnicos em enfermagem, enfermeiros, nutricionistas, etc.), Educação (professores, diretores, coordenadores, etc.) e Assistência Social (CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, etc.).
O projeto ‘Resgate a Infância’ é desenvolvido pelo MPT em vários Estados do País e em diversos municípios, em três eixos: Prêmio ‘MPT na Escola’, ‘Aprendizagem Profissional’ e ‘Políticas Públicas’.
Sobre o Projeto Resgate a Infância
O ‘MPT na Escola’ tem como objetivo levar a temática do trabalho infantil e da aprendizagem profissional para a sociedade, por intermédio da comunidade escolar. Já o projeto ‘Políticas Públicas’, tem como objetivo principal a implementação e - ou - a reestruturação de políticas públicas de proteção à infância no âmbito dos municípios. O eixo ‘Aprendizagem Profissional’ tem como objetivo a implementação de políticas públicas destinadas à identificação e preenchimento de vagas de jovens aprendizes nas empresas e também no âmbito do sistema prisional.
Ascom MPT-PB.
CONTATOS:
ASCOM / MPT-PB – (83) 3612-3100 / 3612 – 3119
Instagram: @mptparaiba
Facebook: @mptpb